quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

As Wiki na educação

As vantagens das Wikis

Regra geral os alunos não gostam de trabalhar em grupo, pois quase sempre há um elemento que não produz a mesma quantidade, qualidade, ou investe o mesmo esforço, deixando nos outros a amarga sensação de defraudação. Mas o trabalho em grupo é positivo, muito mesmo. Se evitarmos os clássicos obstáculos de participações menos profícuas, obtemos o inverso: trabalho rico em variedade, conhecimento, pesquisa, reflexão, criatividade e apresentação.

Como motivar, então, os alunos para o trabalho em equipa?As wikis podem ajudar. Mas antes há que preparar bem o terreno, definindo regras, que sendo bem claras/explícitas ao nível da participação, cumprimento de normas, objectivos, etc., permitem que haja um maior ambiente de confiança e as expectativas sejam positivas.

Em segundo lugar, deve dar-se um tempo"pré-projecto" para que os alunos se familiarizem com o modo de operar do espaço wiki. Não se pretende que se deparem com obstáculos ao nível da tecnológica, pretende-se sim, que empreguem a sua energia no processo de construção colaborativo, como uma equipa(Team) onde, juntos, todos alcancem milagres: Team=Together everyone acchieves miracles.

Também lhes deve ser dado tempo para evoluir no meio, por forma a sentirem-se confortáveis e seguros no uso da wiki pois nem todos têm o mesmo nível de literacia na área. Há que dar tempo para se realizarem ajustes e equilíbrios no grupo. Há que ter ainda, o cuidado de ao promover um trabalho ele ser útil, autêntico, com actividades pertinentes. Deve haver um objectivo comum a todos no âmbito da edificação do trabalho e solução de problemas para que a partilha seja real e foque a atenção de todos no mesmo propósito.

Não podemos esquecer que os alunos devem estar a par do que se espera claramente deles.
Há que considerar outro aspecto: a liberdade. Devem ter liberdade para poderem crescer. O acompanhamento deve ser monitorizado mas não repressivo, embora, em momento algum, se deva confundir com a total ausência de prazos, directrizes, etc., que também são necessários.

As wiki podem ajudar na aprendizagem, revelando vantagens como:

- São fáceis de criar, estão à distância de um dedo e à velocidade de um clic;
-Estão disponíveis sem custos ambientais e económicos evitando o uso de papel, numa época em que as preocupações ambientais estão, finalmente, na mó de cima e é inconcebível este ritmo de desflorestação;
- Promovem o trabalho cooperativo de forma mais lúdica;
-Permitem que se possa trabalhar em grupo sem requerer a presença física dos elementos envolvidos;
- Enriquece e desenvolve competências nos utilizadores, nas áreas das novas tecnologias, dotando-os do "know-how"" necessário para adquirir outras competências em outras áreas;
- E, claro está, favorece momentos de partilha/comunicação reais, podendo promover de forma mais eficiente os objectivos da comunicação.

É necessário que se proceda a trabalhos de grupo que efectivamente promovam a partilha de saber, investigação, reflexão e exposição, que reflicta o empenho de todos de forma mais clara e que dê ,aos alunos, a possibilidade de fazerem aprendizagens de forma construtiva, independente, reflectida, consciente e responsável.

Sem comentários:

Enviar um comentário